terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bem vindos!

- Passei, passei!!!! - era o que eu gritava logo após ver o resultado  na manhã de domingo, dia 10 de Fevereiro. Desde que comecei a ir atrás do intercâmbio até esse dia, se passaram aproximadamente 4 meses. Agora finalmente eu havia conseguido, a vaga para os EUA era MINHA!

Oi, meu nome é Ivo, tenho 16 anos, quase 17, e moro em Jaciara, no estado do Mato Grosso. Irei fazer intercâmbio para os Estados Unidos, muito provavelmente em agosto desse ano. Porém ainda não tenho Host Family, ou seja, não sei em que estado vou ficar.

O grupo que irá me patrocinar será o Rotary Club Rondonópolis, da cidade de Rondonópolis - MT.

Minha experiencia com o intercâmbio começou realmente em Novembro de 2012, em um evento onde se reuniu intercambistas Inbound (intercambistas de outros países que estão no Brasil), e onde os pré-intercambistas também foram convidados. Passamos 3 dias em um barco e em uma fazenda. Nessa época eu não sabia o país para o qual eu seria mandado, por isso, esse evento só serviu para aumentar ainda mais minha ansiedade. Durante o evento tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversos países, como EUA, Canadá, Turquia, México, etc. Pude conversar com eles e saber o que estava achando dessa experiencia. Foi nesse evento que recebi meus primeiros PINs, que são broches que intercambistas trocam entre sí.
Da esquerda para a direita, Eu, Eliza do Canadá, Cecilie da Dinamarca e outra pré-intercambista.

Quando eu iria imaginar que um dia estaria no topo de uma pirâmide na piscina onde as bases seriam de tantos países diferentes?

Eu, Avery dos EUA, o qual já fiquei bastante amigo, e Beatriz da Colombia. 
Meus primeiros PINs!

Após esse evento, não tivemos mais uma reunião como essa, mas a ansiedade aumentava a cada dia. Tive que preencher uma lista ENORME de documentos, chamada de Application Form. Quando digo ENORME, quero dizer ENORME. E muito demorada... Mas passei por isso e a informação que tive, após preencher o application, era de que eu deveria esperar, pois seria marcada uma prova classificatória, para a seleção dos países-destino de cada um.

Essa prova só foi marcada alguns meses depois. Recebi um email me informando onde eu deveria estar no dia 2 de Fevereiro, para realizar a prova. Passei a semana anterior estudando mais do que já estudei em toda minha vida. Nem sair de casa eu saía.

Chegou o dia 2 e fui ao endereço que me foi passado. Chegando lá tivemos uma pequena palestra falando das dificuldades que todo intercambista passa, como a saudade, a dificuldade de fazer amigos e tudo mais. Após a palestra tivemos uma prova escrita, com perguntas com temas regionais, atualidades e conhecimento sobre o Rotary. O que posso dizer é que eu estudei uma enciclopédia toda e caiu, digamos, as duas primeiras folhas dessa enciclopédia. Mas ok, depois da prova escrita tive uma entrevista em Inglês com 2 Rotex (ex-intercambista). As perguntas foram bem simples e respondi muito bem. Terminei essa entrevista e vim para casa. Fui informado que o resultado sairia em no máximo 2 semanas. 2 semanas... Tanta coisa ia acontecer em duas semanas, eu pensei que não ia aguentar a ansiedade.

Sou o de azul, na fila de trás. Os outros são meus concorrentes... hahaha
Acho que os cientistas deviam estudar pré-intercambistas, pois neles se cria uma espécie de vício. O de checar seu email a cada 15 minutos. Eu fazia isso, não conseguia ficar muito tempo sem ver se o resultado ainda não havia saído. Foi assim por 1 semana. Até que no dia 10 de Fevereiro, logo que acordei, fui checar meu email, e lá estava o resultado. Assim que abri o email comecei a tremer, e só parei uma meia hora depois... Ai vocês já sabem o que aconteceu... 

Acho que o que me manteve um pouco "calmo" foi o fato de eu já possuir vários contatos nos EUA, e passei meu tempo pesquisando como é a vida por lá. Então me distraí um pouco... Ainda morro de medo de não fazer amigos, não gostar da escola ou da família hospedeira, mas acho que isso faz parte da rotina de um pré-intercambista. Além disso fiquei muito feliz em saber que tirei nota máxima na entrevista em inglês.

A ansiedade aumenta a cada dia, e meus amigos que tem sofrido com isso... Não paro de falar desse intercambio 1 segundo... hahahahaha. Eu sei que será a melhor experiencia da minha vida. E ficarei feliz em compartilha-la com vocês.

Antes de terminar o post, gostaria da responder algumas perguntas que provavelmente vocês farão.

1.Por que você está fazendo um blog escrito e não um blog em vídeo? Seria muito mais fácil de acompanhar.
R= Tenho vários motivos para isso. O primeiro é que eu não tenho uma filmadora, ainda. O segundo é que eu não sei como será minha vida lá, pode ser que eu não possa ficar fazendo videos, ou não vá ter tempo para editá-los e tal, então um blog escrito seria muito mais fácil. E terceiro que eu acho que eu ficar falando em português nos meus vídeos irá atrapalhar meu desenvolvimento lá.

2.Então esse blog só terá coisas escritas?
R= Não, usarei ele para escrever minhas experiencias, mostrar minhas fotos e videos das coisas que eu fizer lá. Porém, muito provavelmente, todos vídeos que eu filmar será em inglês, então precisarei de meus amigos aqui do Brasil que sabem falar inglês para explicar para aqueles que não sabem.

3.Para que estado você está indo?
R= Como eu disse, ainda não sei, assim que eu souber, eu aviso.

4.Com que frequência você irá postar?
R= Não sei como será as coisas por lá, mas postarei o máximo possível  até para deixar meus pais atualizados de como eu estou.

5.Como posso entrar em contato com você, caso eu tenha alguma pergunta?
R= Pergunte no meu Ask.FM! Tem um quadrado para perguntas aqui na coluna do lado...


Então é isso pessoal, siga esse blog e volte regularmente para saber das novidades. Prometo fazer um post em breve dizendo como eu fiz para me inscrever no Programa de Intercâmbio de Jovens, e assim auxiliar quem tá pensando em se inscrever também.

SEE YOU LATER! BYE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário